Somos o centro de excelência em aprendizado e networking para Planejadores Financeiros Independentes.
Nós acreditamos que a carreira bem sucedida do Planejador Financeiro é pautada em 3 pilares: Técnico, Comportamental e Empreendedor. Com base nestes pilares, criamos a Academia de Planejamento Financeiro, que tem como objetivo transformar o propósito profissional em uma carreira rentável e sustentável.
Nome completo: Daniel Chiavenato Mazza
Cursos de Formação: Diploma of Financial Planning – Kaplan Internationals; Pós Graduação em Comunicação com o Mercado – ESPM; Graduação em Comunicação Social – UMESP
O que te motivou a se tornar um Planejador Financeiro?
Sempre fui entusiasta do tema finanças e investimentos, e frequentemente era procurado por parentes e amigos para dar dicas em como gerenciar e investir melhor o dinheiro.
Em 2009, estava morando na Austrália, que tem um mercado de planejamento financeiro bem maduro e desenvolvido, e conheci essa profissão por lá. De cara me identifiquei, pois percebi que poderia utilizar minha formação na área de Humanas, com minha experiência em lidar com pessoas e promover meu trabalho, com minha paixão pelo mundo financeiro e de investimentos.
Em 2010 resolvi estudar e fiz o curso Diploma of Financial Planning, que me possibilitou tirar uma certificação obrigatória de atuação para o mercado australiano (RG146). Em 2011 comecei minha atuação no mercado de lá.
Como era sua atuação antes da Academia de Planejamento Financeiro (APF) GFAI?
Atuava como Planejador Financeiro independente, já tinha uma carteira de clientes no Brasil desde 2013.
Como você conheceu a APF?
Sou certificado CFP e conheci a academia através da associação Planejar.
Quais dificuldades você encontrou para seguir na carreira de Planejador Financeiro antes de fazer a formação da APF?
Minhas dificuldades no início da carreira foram relacionadas a parte empreendedora, de prospecção e formação de uma carteira de clientes. Após 4 anos de atuação no Brasil, em 2017, estava em um período de transição, buscando modelar um negócio próprio, e sentia dificuldade em “amarrar” todas as peças e ter um ferramental adequado para entregar valor aos meus clientes.
Por que você decidiu fazer a formação da APF?
Decidi fazer a formação da APF justamente para me auxiliar na formatação desse modelo de negócio. Por ser uma formação muito prática, onde o intuito é de fato criar uma metodologia, lapidar ferramentas de trabalho e trabalhar em cima da viabilidade econômica do negócio, vi na APF um bom caminho a trilhar. Aliado a isso, tem um foco bem importante na parte comportamental do ser humano, essencial no desenvolvimento de nosso trabalho.
A metodologia de ensino da APF foi satisfatória para você?
Se encaixou muito bem ao que eu procurava, devido ao cunho prático, experiências vivenciais e troca de informação constante entre alunos e professores.
Os professores, como eles te auxiliaram nessa jornada?
Todos eles trabalham ou trabalharam atuando diretamente com clientes, e para mim isto faz toda diferença. Sai da esfera teórica e vai exatamente para o que acontece no dia a dia. Como eu já trabalhava como Planejador Financeiro, foi muito rica essa troca de experiência e de conhecer diferentes formas de atuação.
Quais os pontos fortes que você destacaria na Formação da APF?
Conteúdo prático e vivencial, professores engajados e com real experiência de mercado, networking interessantíssimo entre alunos e professores e conteúdo muito relevante para modelar seu negócio em planejamento.
Como está sua carreira de Planejador Financeiro hoje?
Fiz uma transição de modelo no final de 2017, e tenho colhido bons resultados. Nos últimos 7 meses formei uma carteira com aproximadamente 50 clientes, e tenho excelentes perspectivas pela frente. Ter paciência, foco e disciplina é fundamental nesta carreira, tenho trabalhado muito estes pilares.
Estou muito feliz em minha escolha, pois sem dúvidas esta profissão crescerá cada vez mais.
Você acredita que alcançou o objetivo traçado com a formação? Valeu a pena o investimento de tempo e dinheiro?
Sim, sem dúvidas. A formação me permitiu fazer minha transição de modelo de forma assertiva, agregou mais conhecimento e me conectou com pessoas importantes em minha carreira atualmente.
Que mensagem você deixaria para aqueles que pensam em seguir pelo mesmo caminho que você?
Olhem para esta carreira com visão de longo prazo. Como qualquer outra carreira, requer paciência, experiência e determinação para crescer e se tornar um grande profissional. Temos a oportunidade de construir juntos esse mercado no Brasil, já que somos os precursores desse movimento. Para mim isso é extremamente motivador.
Não há, em minha opinião, nenhuma outra profissão neste momento que alinhe tanto propósito com potencial de crescimento como a carreira de Planejador Financeiro Pessoal.
Atua como Planejador Financeiro Independente desde 2012. Fundador do portal de conteúdo QI Financeiro e sócio da GFAI. Atuação por mais de 6 anos em Tesouraria de banco internacional e MBA em Derivativos pela BM&FBovespa. Co-fundador da Academia GFAI